Notícias


CONHEÇA E CONTROLE SEUS GASTOS

Você já teve a sensação que seu salário simplesmente desapareceu e, por mais que se esforçasse, não conseguiu lembrar como gastou o dinheiro? Pode parecer estranho, mas isso acontece com muita gente. Mesmo sabendo o quanto ganham, muitas pessoas acabam não conseguindo controlar seus gastos. Devido a esse pequeno descontrole no orçamento, você pode não obter um bom aproveitamento de sua receita.

O primeiro passo para mudar essa situação é fazer um controle de despesas. Anote diariamente cada despesa realizada e identifique a forma de pagamento. Para ter maior controle de suas finanças, separe as despesas por categoria (moradia, alimentação, etc.).  Assim, você poderá analisar as quantias gastas e estabelecer um limite de gastos para cada categoria.

Se você perceber que suas despesas estão superiores às receitas, é preciso pensar em alternativas para reverter essa situação. Pense o que será mais viável para otimizar seu planejamento: diminuir as despesas e/ou aumentar as receitas.

Abrir mão de pequenos prazeres pode ser mais fácil do que aparenta, e este sacrifício será pequeno se comparado à alegria de conseguir alcançar o seu objetivo final.

Algumas ações como adiar a troca do carro, comparar preços de bens e serviços antes de adquiri-los podem significar reduções significativas de despesas. Mas também não se esqueça dos pequenos gastos que parecem inofensivos. Acumulados, eles podem se tornar os vilões do seu orçamento.

Acompanhando seus gastos, você poderá perceber que em algumas categorias existem gastos excessivos ou então descobrir despesas que poderiam ser adiadas. Que tal seguir essas dicas e modificar agora mesmo seus hábitos de consumo?

Fonte:

consumidorpositivo.com.br

minhaseconomias.com.br