Notícias

Dia das Crianças - Aprender Educação Financeira pode ser muito divertido


O Dia das crianças é uma data festiva, cheia de brincadeiras e presentes. Além disso, esse dia nos leva a refletir sobre a importância da valorização da infância como uma fase de aprendizado e formação. É importante que os responsáveis estejam presentes na vida da criança para dar apoio, educação e uma boa formação.

Em idade infantil, o ser humano se torna mais propenso a assimilar novos conhecimentos e essa fase é ideal para começar a falar sobre educação financeira. Ensinar o valor das coisas, a importância de poupar e de pensar no futuro, são os primeiros passos para que as crianças desenvolvam, ao longo da vida, uma relação saudável com as finanças.

Mas todo esse aprendizado não precisa ser uma lição chata. Existem muitas formas divertidas de aprender sobre finanças. Pensando nisso, a Brasiletros separou alguns materiais gratuitos de educação financeira para você se divertir com os pequenos.

JOGOS ONLINE:

Jogo educativo “Bate Bola Financeiro”

Para estimular o aprendizado de crianças e adolescentes em relação aos principais conceitos econômicos, a Visa em parceria com a FIFA, criou o jogo “Bate Bola Financeiro”. O game é muito divertido e trabalha conhecimentos sobre orçamento, metas financeiras, roubo de identidade e uso responsável do crédito.                           

Confira >>

Jogo educativo “Tá Osso”

A ENEF criou um jogo educativo que está disponível para smartphonestablets e computadores. O game “Tá Osso” se passa em uma cidade virtual como cenário e o jogador precisa controlar o seu personagem virtual, tomando decisões do tipo qual emprego e carreira deseja seguir e enfrentando diversos desafios do mundo real, como pagar contas, abrir uma conta bancária, usar o cartão de crédito, fazer compras, realizar planejamento de despesas etc.

O jogo é gratuito e está disponível no Google Play e na App Store.

QUADRINHOS:

HQ “Guardiões da Galáxia: O Poderoso Plano de Rocket”

 A Visa, em parceria com a Marvel Comics lançou a HQ “Guardiões da Galáxia: O Poderoso Plano de Rocket”, que ensina princípios de finanças pessoais a leitores de todas as idades. De forma divertida e cativante, o gibi combina alguns dos super-heróis icônicos da Marvel e trabalha questões relacionadas a educação e gestão financeira.

Confira >>

Turma da Mônica | Meu Bolso Feliz

Em parceria com o cartunista Maurício de Souza, o site Meu Bolso Feliz – uma iniciativa do SPC Brasil – disponibiliza diversas historinhas do gibi “Turma da Mônica” na coluna do autor. Os cartoons buscam transmitir, de maneira lúdica, a importância da disseminação da educação financeira na infância.                

Confira >>

YOUTUBE:

Websérie “R$100Neuras”

Produzida pela  Roquete Pinto Comunicação Educativa em parceria com a AEF Brasil, a websérie “R$100Neuras” trata de assuntos como equilíbrio financeiro, gestão inteligente do dinheiro, poupança e controle de gastos. Tudo na voz da youtuber Fernanda (ou Fê), personagem vivida pela atriz Raissa Venâncio. A série possui 13 episódios e está disponível no canal do Youtube “Vida e Dinheiro”.

Confira >>