Notícias

Outubro Rosa


Outubro é o mês dedicado à conscientização sobre o cancer de mama. Falar abertamente sobre a doença pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nas células mamarias, podendo ser doloroso ou indolor. Esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não.  A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

 

O câncer de mama é comum no Brasil?

Em 2019

59.700

casos novos estimados

Em 2017

16.724

mortes

É o tipo mais comum, depois do câncer de pele, e também o que causa mais mortes por câncer em mulheres.

Obs: Homens também podem ter câncer de mama, mas isso é raro (apenas 1% dos casos).


O que causa o câncer de mama?

Não há uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.

É possível reduzir o risco de câncer de mama?

Sim. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.